Nazaré prepara-se para mais uma temporada de ondas grandes

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Quando começa as ondas de nazaré

Inicio das ondas de Nazaré

A temporada de ondas grandes na Nazaré está pronta para começar e este ano vai contar com mais surfistas portugueses. Na quinta-feira (18/10/2018), a autarquia da Nazaré deu as boas-vindas aos surfistas que se preparam para desafiar os limites na Praia do Norte.

As ondas gigantes ocorrem na Praia do Norte na Nazaré. O melhor local para observar é no sítio da Nazaré junto ao farol (Forte de São Miguel Arcanjo), do lado norte. Também pode descer para a areia na praia para ver outra perspetiva, através de caminho de terra, mas muito cuidado junto ao mar, é perigoso, esta atento.

Para quem está mais perto da zona pode ver no próprio dia as webcams e previsões para verificar o estado do mar em tempo real, pois as previsões não são 100% fiáveis, existem muitas variáveis como o vento e direção da ondulação (por exemplo), que influenciam e podem variar na hora e estragar um dia com previsão perfeita. A Nazaré é um sítio mágico e também prega surpresas…

Em Setembro e em Abril também podem haver ondas grandes mas o pico do inverno é mais perto de Dezembro, com tempestades em alto mar mais rigorosas que podem gerar ondulações maiores. Veja o histórico de publicações desde 2015 para ver quando ocorreram mais ondulações grandes.

Abaixo, O filme apresentado explica o fenómeno da onda da Nazaré numa perspetiva científica, mas com o objetivo de elucidar o público em geral numa linguagem acessível.

Prova anual de surf de ondas grandes – WSL Nazare Challenge (World Surf League)

Esta prova dura apenas um dia e não tem data fixa, depende das previsões do estado do mar. O período de espera é de 15 de Outubro até 28 de Fevereiro do ano seguinte (inclui o inverno em Portugal). A prova pertence ao campeonato mundial de ondas grandes WSL Big Wave Tour.

O dia da prova é confirmado com 3 dias de antecedência (72h), é o melhor que se consegue com a tecnologia atual de previsão de condições do mar, vento, etc., para garantir que a prova vai ter as melhores condições possíveis, com as maiores ondas. Nessa altura virão surfistas, jornalistas e turistas de todo o mundo. Esta prova foi realizada pela primeira vez em 2016 e teve a 2ª edição 2017/2018 em 2018. A prova do campeonato é realizada na Praia do Norte na Nazaré, Portugal. É esperado que a prova continue nos próximos anos, pois cada vez atrai mais interesse a nível mundial.

Mais informação

A Nazaré é cada vez mais procurada por surfistas, fotógrafos e turistas de todo o mundo. Quanto aos turistas, seja para ver as surfadas ou apenas para ver a força incrível do mar, é sempre uma experiencia incrível, principalmente para os amantes da natureza ou do surf. É aqui que o Oceano Atlântico mostra toda a sua força! Um sítio único, devido ao gigante Canhão da Nazaré – gerador de ondas gigantes , dos maiores do mundo (e são poucos). Parece ser o melhor sítio do mundo para observar as ondas gigantes a tão poucos metros de distância. De certeza que vai adorar ver ao vivo as ondas gigantes da Nazaré.

Mexerico

Mexerico

Leave a Replay