loader
fotos do lago de gelo de Marte Nasa

Descoberto um lago de gelo em Marte Dezembro 22, 2018

Uma das sondas enviadas pela Esa orbitando Marte capturou essa imagem impressionante.

Sabíamos que havia água líquida em Marte , agora sabemos que também há gelo em quantidade fenomenal. Pesquisadores da Agência Espacial Européia (ESA) notaram na superfície do planeta Marte uma cratera cheia de gelo.

A sonda Mars Express da ESA, lançada em 2 de junho de 2003, está em torno do Planeta Vermelho há 15 anos. Sua câmera estereoscópica de alta resolução (HRSC) capturou cinco “bandas” diferentes, cada uma capturada em uma órbita diferente. Agrupadas em conjunto, essas bandas deram origem a esta imagem incrível: a cratera em sua perspectiva, com os acidentes do solo ao redor.

Esta cratera, 82 km de largura, está nas planícies do norte de Marte, ao sul de uma vasta extensão de campo de dunas que circunda uma parte da calota polar norte do planeta (chamado Olympia Undae) em face oculta do planeta. O chão da cratera tem cerca de 2 km de sua borda, e o pedaço de gelo é de 1,8 km de espessura, independentemente da época (porque, sim, existem estações em Marte).

Parece que essa massa maciça de gelo é auto-alimentada: o gelo esfria o ar que circula sobre a cratera, cria uma camada fria que colapsa enquanto esfria, formando um escudo natural sobre o gelo. que não aquece, por isso não derrete.

O nome foi escolhido Korolev Sergei Pavlovich Korolev depois (1907-1966), o pai do programa espacial soviético, incluindo artesão programa Sputnik, o primeiro satélite artificial já posto em órbita em torno da Terra.

admin

0 # # # #

Mexericos e Coscuvilhices 2018