Albânia em Alta

A encantadora Riviera Albanesa na Albânia


Vamos conhecer a Riviera Albanesa?

A Riviera Albanesa foi uma grande surpresa para mim.Tinha certeza absoluta de que iria gostar das praias, mas chegando por lá, observando um conjunto da natureza,posso garantir que nenhuma foto revela tão claramente a beleza e o clima daquele lugar. Amei tanto o verão por estas praias que fui por dois anos consecutivos passar alguns dias nas águas cristalinas da região. Se eu voltaria? Lógico que sim!

Globo Reporter Albânia Albasena Riviera Viajar

Apesar de algumas restrições que tenho com a Albânia, a sua Riviera é um dos locais de férias mais subestimados da Europa. Uma região muito bonita, com praias paradisíacas, comidas e bebidas com valores e qualidade excepcionais, hotéis confortáveis e com valores justos, sol e uma brisa deliciosa, me levaram ao seguinte questionamento: Como pode ser tão pouco explorada assim?

O turismo pela região tem grande potencial, cresce a cada ano um pouco, mas ainda está longe de ser um destino popular como a Croácia e Montenegro (que cresce a passos largos), mas talvez esteja aí o segredo da beleza da região.


Você leu?: Morreu o cantor portugues Roberto Leal


A Riviera Albanesa é o litoral íngreme localizado no sudoeste da Albânia, banhada pelo Mar Jônico. A região é formada pelas cidades de Sarandë , Borsh , Himare, Dhermi , Qeparo ,Piqeras e Lukovë (condado de Vlore).As montanhas Ceraunian separam a costa do interior, mas cuidado para não confundir a Riviera com o restante da costa do centro norte do país. A área é um importante destino turístico e de vida noturna. Retiro da elite albanesa, as pequenas “aldeias” são repletas de tradição, igrejas, praias com tons de azul turquesa ao verde claro, uma fauna rica e belas paisagens.

Globo Reporter Albânia Albasena Riviera Viajar

Vocês podem encontrar muitas informações dizendo que algumas praias por aqui são mais luxuosas do que outras, que os hotéis são mais caros, mas na verdade não esperem encontrar, por exemplo, Resorts. Os hotéis são ótimos e bem simples, luxo mesmo só encontramos nas estradas que são repletas de Mercedes e carros conversíveis.

E por falar em estradas, a Riviera Albanesa fica praticamente na base dos penhascos das montanhas que margeiam a região. As cidades por lá são pequenas e algumas praias têm um acesso bem limitado. As estradas são cheias de curvas e a iluminação à noite é bem precária. Uma praia quase ao lado da outras, mas o acesso entre elas, na maioria das vezes, somente subindo um pequeno pedaço da montanha e descendo novamente. O transporte público entre elas até a beira da praia é praticamente inexistente.

Cada pequena cidade por lá tem seu mini centro comercial e, como falei anteriormente, nada muito luxuoso.Chegando por lá, esqueça o relógio, se guie pelo sol, relaxe, e aproveite a beleza exuberante da região.

Uma boa pedida pela Riviera Albanesa são os Beach Clubs. Eles são tão bons que fica até difícil de escolher um. Eu mesma cheguei a ir em dois no mesmo dia. Falo mais detalhadamente deles mais à frente.

Globo Reporter Albânia Albasena Riviera Viajar

Guia Definitivo

Quando ir e qual a melhor região para se hospedar?

A melhor época para visitar a Riviera Albanesa, sem dúvida nenhuma, é o verão. Na minha primeira ida para lá,fui bem nos últimos dias de julho e peguei os primeiros dias de agosto. Ficamos 4 dias e a região estava em plena temporada de veraneio, com muitos eventos e bastante movimentada. Já na minha última visita, fui na terceira semana de agosto e, apesar do calor e do bom tempo, as cidades já estavam mais vazias e os eventos se limitavam aos fins de semana. Recomendo ir logo no início de agosto, mas, se você quiser menos agitação, vá mesmo depois da segunda semana. Se quiser explorar bem a região, fique uns 4 dias.

Existem alguns pontos importantes para que vocês possam escolher sua base de hospedagem por lá, vale cada detalhe para sua escolha.

O meu roteiro sugerido é: Entre na Riviera Albanesa por Sarande, a cidade é bem populosa, a praia mais bonita de lá é Ksamil e a visita é realmente quase obrigatória. Se você estiver vindo da Grécia pelo mar, provavelmente irá desembarcar por lá, o que foi o meu caso. Aproveite essa praia pela manhã, visite Butrint que fica quase ao lado de Ksamil (leia o post sobre Butrint aqui) e siga para sua base no fim da tarde. Sarande fica 69 km de distância do centro de Dhermi, mais ou menos 1:40 de viagem por conta da estrada sinuosa. Himare, que é outra opção para uma base,fica um pouco mais perto 53 km e a viagem fica meia hora mais curta, porém o importante ressaltar aqui é que, na minha opinião, as praias mais bonitas e movimentadas e a noite agitada da época de veraneio ficam entre Porto Palermo e Dhermi. Como por lá a atenção na praticamente única estrada da região tem que ser redobrada e beber e dirigir não é uma combinação muito boa, as melhores opções para você ficar hospedado são Dhermi e Himaremesmo. A distância entre as duas é 16 km, meia hora de viagem (relativamente perto).

E qual das duas escolher?

Dizem que se você quer mais luxo e sofisticação fique em Dhermi, mas não é bem assim não. Luxo é uma palavra de longe que não reflete o local. Dhermi foi a minha escolha nas minhas duas passagens por lá. A cidade ganha esses títulos por se tratar de um local bem menor que sua concorrente Himare. Existe o centrinho e dá para ir caminhando para praia, apesar de suas ladeiras (tudo lá é meio que inclinado). Por lá, você vai encontrar um dos maiores beach clubs da região, o Havana, bem ao lado do centro (dá para ir caminhando). Os hotéis são simples, arrumadinhos e bem confortáveis. O turismo anda crescendo tanto pela região que, na minha última visita,até o cardápio do café da manhã no hotel que fiquei era em português do Brasil. Achei um máximo. No final da temporada de verão, porém, os restaurantes fecham cedo (vale uma passada no mercado para qualquer emergência rs). O fim de tarde por lá também é incrível.

Globo Reporter Albânia Albasena Riviera Viajar

Himare é maior, logo tem mais opções para tudo. A praia também costuma ficar bem mais cheia do que suas praias vizinhas. Você encontra hotéis iguais aos de Dhermi e algumas opções bem mais simples. Essa é praticamente a diferença entre os dois locais.

No meio das duas cidades, você ainda tem a opção de acampar nas praias. Existem vários acampamentos pela região ou ficar em Vuno, uma aldeia localizada nas colinas, porém com uma caminhada longa até as praias.

E Vlore? Sim, a região também faz parte da Riviera Albanesa, bem mais movimentada e populosa. Não se compara ao sossego e a paz das praias mais abaixo. Vlore,acho que seria uma viagem a parte de todo resto. Porém,se você quiser conhecer Vlore, você pode aproveitar um pouco a região, se estiver saindo da Albânia por Tirana ou até mesmo indo para Berat (leia sobre Berat aqui). Eu fui embora de Dhermi cedo em direção a Tirana. Chegamos cedo por Vlore e lá escolhemos um Beach Club que superrecomendo (vou deixar os nomes dos locais no final do texto). Passamos o dia por lá e, depois que o sol foi embora, seguimos para a capital. Esse roteiro você também pode fazer ao inverso, mas dedique ao menos um dia inteiro para a região de Sarande, se for nos últimos dias de sua passagem.

As praias imperdíveis

Jale Beach – A minha preferida, querida e amada praia da região. Suas águas cristalinas são um convite para um delicioso mergulho. Ela também abriga o melhor beach club da região, o Folie Marine. Dá para passar o dia inteiro por lá e ainda curtir uma balada de noite. Espere pelo sunset. Recomendo almoçar ou jantar por lá também, uma das melhores refeições que já tive na vida. Os preços são bem justos para os nossos padrões. Descendo da estrada principal, siga com atenção as placas. O Folie fica na extrema direita. A outra estrada irá te levar para a praia pública. Se errar o caminho, em dois minutos você retorna.

Livadhi Beach – Aproveitei bastante essa praia, umas das principais da região e bem movimentada. Muito popular, conta com bons restaurantes, uma das mais bem equipadas para o turismo. Os valores são baratos e passar o dia por aqui é uma boa opção.

Globo Reporter Albânia Albasena Riviera Viajar

Dhermi – Já falei dela bastante por aqui, uma das mais calmas e menores, porém repleta de charme e beleza. Curta o fim do dia no Havana tomando bons drinques ou uma cerveja local bem gelada.

Porto Palermo – Bem abandonada, essa praia fica mais como uma rápida passagem para você conhecer o seu castelo na beira do mar. As ruínas são bem interessantes, a água da praia é cristalina e, até hoje, não entendo o abandono do lugar. O castelo foi construído quando os venezianos dominaram a Albânia, no século XIX. Foi reformado e, durante o regime comunista, o local serviu como um forte e uma base submarina. Um bom passeio para ser feito no início da manhã.

Gjipe Beach – Deixei essa praia por último, pois todo mundo indica a visita e, pelas fotos, ela me parece belíssima, porém eu não fui visitá-la. Mas, se você tiver tempo no seu roteiro e disposição, vá para lá. Para chegar até a praia, você precisa caminhar cerca de 3 km. Por lá,para quem gosta de mergulhar, existem cavernas submarinas para explorar. Tome cuidado, pois nestas praias não costumam ter salva-vidas.

Ksamil – Aqui, a cidade é zero glamour. Abstraia as construções terríveis, a falta de bom gosto do local e as divisões de concreto que fizeram pelas praias, e se concentrem na beleza da natureza deste lugar. A praia é incrivelmente linda, uma das mais bonitas da Albânia. Ksamil, para mim, é parada obrigatória.

Globo Reporter Albânia Albasena Riviera Viajar

Dica de ouro

Se vocês tiverem uma sapatilha de praia, levem para a Europa. A Albânia, não diferente das outras praias do Leste Europeu, quase não tem areia. Algumas praias são todas de pedra, e andar descalço por lá é só para os fortes. Chinelos não funcionam para o mergulho. Por lá, você encontra esse tipo de sapatilha em todos os cantos. Não sei o valor delas pela Albânia. A minha veio da Grécia rs, mas não costuma ser caro não, a minha foi no máximo R$30,00.

Como chegar na Riviera Albanesa

Como já escrevi em todos os textos sobre a Albânia, o país não é um dos melhores para locomoção. Recomendo alugar um carro, mas caso você não tenha como alugar um, tendo paciência e estiver disposto a pedir ajuda, tudo se torna muito mais simples. As pessoas nessa região falam um pouco mais de inglês. Existem ônibus que circulam por lá para todas as direções na Albânia, mas não existem horários fixos e nem uma rodoviária como estamos acostumados. Você pode chegar na Riviera Albanesa tanto por Tirana, Sarande (vindo do porto) ou até mesmo pelo interior chegando pela Macedônia.

Informações complementares

Os Beach Clubs que indico no post são o Folie Marine em Jale e o Bora Bora em Vlore localizado na SH8.

Os hotéis em que fiquei hospedada em Dhermi foram o Hotel Natali (da segunda vez que fui não havia mais vagas nele) em uma localização mais alta e um pouco mais distante da praia.

O segundo tão bom quanto foi o Augustus Hotel, mais barato e mais próximo da praia (desceu 2 minutos caminhando e você já chega na orla).

Na orla de Dhermi, bem ao lado do restaurante do Havana,existe um restaurante bem simples, porém com uma comida bem gostosa e com uma boa variedade no seu cardápio, ele se chama Bar Restaurante 2 Lips. Quase na frente do Augustus Hotel, uns 100 metros para baixo, háuma pequena barraca de lanches bem barata e os sanduíches são bem gostosos para um lanche rápido.

Globo Reporter – Albânia

Postado na categoria: Internacional, Viagem -

Leia também:

Morreu o cantor portugues Roberto Leal
Morreu o cantor portugues Roberto Leal

Morre em SP o cantor Roberto Leal, aos 67 anos

September 15, 2019, 1:56 pm
Os mitos e verdades que envolvem a separação de Miley Cyrus e Liam Hemsworth
Os mitos e verdades que envolvem a separação de Miley Cyrus e Liam Hemsworth

Ex-estrela da Disney se separou há poucos dias do ator Liam Hemsworth. Casal estava junto há dez anos e se casaram em dezembro do ano passado

August 27, 2019, 11:07 am
Rock in Rio afirma Drake
Rock in Rio afirma Drake

Cancelou? Drake retira data de show no Rock in Rio de seu site oficial

September 17, 2019, 6:09 pm
Madonna lamenta falta de amigos em Lisboa
Madonna lamenta falta de amigos em Lisboa

Com seio parcialmente à mostra, Madonna lamenta falta de amigos em Lisboa

August 31, 2019, 10:23 am
Porque Trudeau está no Top Trend?
Porque Trudeau está no Top Trend?

Porque o primeiro ministro do Canará Justin Trudeau está no top 10 do Twitter?

August 26, 2019, 7:27 am
Taylor Swift no Brasil
Taylor Swift no Brasil

Confirmado! Taylor Swift vem ao Brasil

September 17, 2019, 6:19 pm