Filmes estrangeiros que tiveram cenas gravadas no Brasil

Velozes &Furiosos 5: Operação Rio (2011); Vingadores: Guerra Infinita (2018); Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008); Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 1 (2011).


Brasil, terra de contrastes, de samba, de pão de queijo e… De cinema internacional. Com paisagens diferentes de quaisquer outras ao redor do mundo, nosso país já serviu de cenário para aventuras, romances e até mesmo terrores duvidosos produzidos por estrangeiros. E mesmo que nós já estejamos cansados de cair em estereótipos – afinal, Hollywood, aqui é um paraíso de belezas naturais ou um inferno de narcotraficantes? –, nunca deixamos de ficar em alvoroço quando descobrimos que alguma produção gringa terá imagens captadas em terras brasileiras. Afinal, ver o lugar que conhecemos através do olhar do outro sempre traz reflexões interessantes. Abaixo, confira longas que tiveram cenas gravadas por aqui:

Vingadores: Guerra Infinita (2018)

Acredite ou não, o desértico planeta Vormir, aonde o vilão Thanos vai para conseguir a jóia da alma, foi criado a partir da paisagem dos Lençóis Maranhenses. Os estúdios enviaram produtores e cinegrafistas até o Maranhão para fazer as cenas, enquanto os atores encenaram com um chroma key lá no Hemisfério Norte. A operação foi tão secreta que a equipe brasileira que participou do processo trocou o nome do filme para “Mary Lou” – tudo para não levantar suspeitas e evitar o vazamento de informações.


Você leu?: Carlos Bolsonaro entrega o Irmão


O Incrível Hulk (2008)

Guerra Infinita não foi o primeiro filme para o qual a equipe da Marvel veio buscar cenários. Uma década antes, a aventura solo de Hulk (na época, interpretado por Edward Norton) teve trechos gravados nas favelas de Tavares Bastos e do Catete, na capital carioca, onde o herói se esconde enquanto encontra uma cura para a sua mutação (importante observar que o filme cita a Rocinha, apesar de não ter rodado por lá). O longa ainda mostrou lugares como a Lapa, Santa Teresa e Floresta da Tijuca.

Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 1 (2011)

O fã-clube brasileiro de Crepúsculo ficou em polvorosa quando foi revelado que um dos títulos da saga teria cenas feitas por aqui. Na produção, os protagonistas Bella e Edward vêm passar a lua de mel em uma ilha próxima ao Rio de Janeiro; na vida real, eles gravaram em uma casa na cidade de Paraty. Em 2017, no entanto, a Justiça Federal do Rio de Janeiro mandou demolir a residência que serviu de locação. De acordo com a ação criminal, o imóvel estava em uma área de preservação ambiental.

Turistas (2006)

O Brasil que estrangeiros retratam no cinema costuma ser “oito ou oitenta”: ele pode ser tanto um destino paradisíaco como um perigoso inferno. Pois Turistas escolheu esta segunda opção. Na trama, um grupo de viajantes americanos é sequestrado por um médico brasileiro que quer extrair e vender os órgãos deles. Como era de se esperar, o longa gerou grande polêmica pela visão negativa que trouxe do Brasil – e para piorar, um dos atores brasileiros do elenco, Marcos Rangel, revelou ao G1 na época que a produção havia escondido a verdadeira sinopse dele e outros artistas para despitá-los. “De negro mocinho brasileiro passei a capanga torturador implacável, juntamente com meus dois amigos , Diego [Santiago] e Miguelito [Miguel Costa], massacrando pessoas inocentes, colocando em dúvida a segurança dos visitantes que vêm para cá e prejudicando meu país”, lamentou ele ao veículo.

Velozes & Furiosos 5: Operação Rio (2011)

Apesar do quinto título da franquia Velozes & Furiosos se passar no Rio de Janeiro, poucas cenas foram gravadas na Cidade Maravilhosa. Na verdade, a maior parte do filme foi captada no Porto Rico, onde os tributos governamentais eram mais vantajosos para a produção. De qualquer forma, o longa foi considerado por alguns críticos brasileiros como uma visão estereotipada da capital carioca que a reduziu a um local extremamente violento onde a polícia é corrupta e as mulheres são sensuais. O fato de personagens brasileiros serem interpretados por estrangeiros – com direito a um português falado com forte sotaque – foi outro ponto que desagradou muitas pessoas.

Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008)

O arqueólogo mais célebre do cinema também viveu uma aventura no Brasil. De acordo com o site da Usina Hidrelétrica de Itaipu, uma produtora do Rio de Janeiro captou imagens nas trilhas e do alto do Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, para serem usadas no filme. O astro Harrison Ford e o restante do elenco não vieram, mas o diretor Steven Spielberg e sua equipe fizeram uma mágica na etapa de edição para fazer parecer que Indy e sua trupe estavam mesmo por aqui. Mas é uma pena que o longa tenha errado tão feio na geografia: até agora não entendemos como os personagens foram da Amazônia às Cataratas do Iguaçu de uma cena para a outra, como se os dois locais fossem tão próximos.

Pantera Negra (2018)

O filme solo de T’Challa é mais uma produção da Marvel a aproveitar as paisagens brasileiras para criar cenários fictícios. Segundo o jornal O Globo, a equipe de filmagem gravou as Cataratas do Iguaçu entre 2015 e 2016. Elas foram chamadas de Warrior Falls na produção, e podem ser vistas em dois trechos dela: em uma reunião do conselho tribal e durante a proclamação do Pantera Negra como o rei de Wakanda.

007 Contra o Foguete da Morte (1979)

James Bond é um cara viajado: em seus 24 filmes, ele passou por mais de 45 países. E o Brasil não ficou de fora, é claro. Em 007 Contra o Foguete da Morte (1979), o agente secreto arranja uma briga dentro do famoso bondinho do Pão de Açúcar, na capital do Rio de Janeiro, e ainda vai até a Floresta Amazônica, onde encontra a base secreta de Hugo Drax.

Os Mercenários (2010)

Dirigido, escrito e estrelado por Sylvester Stallone, o filme de ação traz a história de mercenários que são contratados para matar o ditador de uma ilha na América Latina. Além das gravações terem sido feitas no Rio de Janeiro, passando por locais como o município de Mangaratiba e o Parque Lage, na capital do estado, elas também tiveram a participação de famosos brasileiros, como a atriz Gisele Itié e os lutadores de MMA Antônio Rogério Nogueira e Antônio Rodrigo Nogueira, conhecidos como Minotouro e Minotauro.

Só foi lamentável o comentário que Stallone fez sobre o Brasil posteriormente, em uma coletiva de imprensa: “Você pode explodir o país inteiro e eles vão dizer ‘obrigado, e aqui está um macaco para você levar de volta para casa’”. A observação levantou a revolta dos internautas brasileiros, e o astro acabou pedindo desculpas em um comunicado oficial: “Ontem, eu tentei fazer um tipo humor e fui muito infeliz. Tudo que eu tenho pelo grande país que é o Brasil é muito respeito. Novamente, peço desculpas”.

Anaconda (1997)

No filme, uma equipe de filmagem que vem à Amazônia para acompanhar uma tribo nômade acaba tendo sua rota alterada por um vilão obcecado por caçar uma cobra gigantesca. Com Jennifer Lopez, Ice Cube, Jon Voight e Eric Stoltz no elenco, a produção captou imagens na cidade de Manaus e também na Floresta Amazônica e no rio Negro. Mas ninguém precisa se preocupar: as nossas florestas não têm cobras tão grandes como o robô que eles usaram para fazer o filme.

A Missão (1986)

Ganhador do Oscar de Melhor Cinematografia em 1987, o drama histórico estrelado por Robert de Niro acompanha jesuítas espanhóis que vêm à América do Sul durante o século XVIII para converter uma tribo indígena ao Cristianismo. A maioria das gravações foi feita na Argentina, no Paraguai e no Brasil – por aqui, o filme foi rodado nos rios Paraná e Iguaçu e no Parque Nacional do Iguaçu.

Luar Sobre Parador (1988)

Com o americano Richard Dreyfuss e a brasileira Sônia Braga no elenco, o longa-metragem de Paul Mazursky capturou cenas em Ouro Preto, no estado de Minas Gerais, em Salvador, na Bahia, e na capital do Rio de Janeiro.

Fonte: Revista Monet

 

Postado na categoria: Brasil - Palavras chave: , , , , ,

Leia também:

Cris Cyborg derrota Felicia Spencer
Cris Cyborg derrota Felicia Spencer

Por decisão unânime vence na luta coprincipal do #ufc240 no Canadá

July 28, 2019, 9:53 am
Impeachment de Bolsonaro é assunto mais falado do mundo
Impeachment de Bolsonaro é assunto mais falado do mundo

Hashtag que pede o Impeachment de Bolsonaro está no top MUNDIAL

July 30, 2019, 8:11 pm
Morre Ruth de Souza, pioneira da representatividade negra no cinema e teatro brasileiros
Morre Ruth de Souza, pioneira da representatividade negra no cinema e teatro brasileiros

A atriz faleceu aos 98 anos de idade.

July 29, 2019, 4:50 pm
Drauzio Varella - Sem o SUS, é a barbárie
Drauzio Varella - Sem o SUS, é a barbárie

O Brasil foi ousado ao levar assistência médica gratuita a toda a população

August 18, 2019, 6:04 pm
Ela é Ele, um traficante procurado
Ela é Ele, um traficante procurado

Clauvino da Silva, traficante de Angra dos Reis

August 4, 2019, 12:59 pm
Modelo trans no catálogo da Victoria’s Secret
Modelo trans no catálogo da Victoria’s Secret

A primeira modelo trans a aparecer no catálogo da marca de lingerie Victoria’s Secret é brasileira e do Nordeste.

August 7, 2019, 3:30 pm