Ditados populares e o que eles realmente querem dizer

"Quando um burro fala, o outro abaixa a orelha", "À noite todos os gatos são pardos". Entenda o significado desses e de outros ditados populares que todo mundo fala.


O brasileiro é mestre em usar ditados populares no seu dia a dia. Primeiro, porque elas são mais cômicos que as falas normais. Segundo, porque elas são também algumas expressões que são passadas de gerações para gerações. Ou seja, muitos levam alguns ditados populares como algo cultural.

Portanto, os ditados populares são frases ou expressões consideradas por muitos como sábias, por serem culturais. Ou seja, por transmitirem experiências e conhecimentos. Enquanto, para outros, os ditados são considerados como uma forma de inovar o diálogo, deixando-os em alguns casos mais cômicos, ou mais diferentes.

Qual a origem dos ditados populares?

Porém, mesmo sabendo que os ditados populares são passados de geração para geração, pouco se sabe sobre sua origem e como eles foram construídos. Mas, vale ressaltar que esses ditados não são falados só por pessoas mais velhas, eles também são falados por pessoas de várias idades e de várias classes sociais.

Contudo, os ditados hoje se proliferaram e fazem parte da diversidade cultural do Brasil. Tanto é que existem ditados de folclore, ditados nordestinos, religiosos, de amor, e até mesmo ditados mais engraçados. Isso varia de pessoa para pessoa e de ocasião para ocasião.

Enfim, para você entender melhor sobre esses ditados populares que de vez enquanto invadem as regras gramaticais, e as conversas dos brasileiros, separamos alguns exemplos mais conhecidos no Brasil. Confere agora.


Você pode se interessar também sobre: Sheila Mello nega reconciliação com Fernando Sherer: “É meu amigo”


Significado dos principais ditados populares

1. Para um bom entendedor, meia palavra basta

Esse ditado é pronunciado quando o interlocutor capta rapidamente a mensagem que o locutor está produzindo, antes mesmo de finalizar a mensagem.

2. De grão em grão, a galinha enche o papo

Esse ditado quer dizer que o seu objetivo pode ser alcançado aos poucos e por etapa. Ou seja, de pouco em pouco você consegue chegar lá.

3. Por ele eu ponho minha mão no fogo

Essa frase é usada por uma pessoa que quer dizer que confia bastante em outra pessoa. Confia tanto a ponto de acreditar em tudo que ela fala.

4. Quando um burro fala, o outro abaixa a orelha

Essa expressão, é usada para as pessoas ao redor ficarem caladas enquanto uma outra pessoa fala.

5. A pressa é inimiga da perfeição

Basicamente, essa é uma frase bem “conselho de avó”. Ela é usada para aconselhar alguém, por exemplo, para não fazer as coisas rápidas e sem qualidade. Ou seja, melhor atrasar o serviço, do que entregar algo mal feito. Basta ter mais paciência.

6. À noite todos os gatos são pardos

Enquanto, essa expressão quer dizer que a noite fica mais difícil para todos enxergarem, a visão fica comprometida e as cores ficam mais difíceis de compreender.

7. Deus escreve certo por linhas tortas

Basicamente, essa expressão tem um caráter religioso, e é usada para expressar que de algum modo, tudo dará certo no final.

8. Quem com ferro fere, com ferro será ferido

Essa basicamente, quer dizer que o destino te devolve tudo que você faz. Ou seja, se você agir de modo negativo para com as outras pessoas, consequências negativas chegarão também um dia até você.

9. Um dia é da caça, outro do caçador

Enquanto essa expressão significa que a vida pode lhe oferecer dias bons e outros ruins. Portanto, sem abaixar a guarda nesses dias ruins, porque os bons também virão.

10. Cada macaco no seu galho

Essa expressão quer dizer, basicamente que cada pessoa deve ficar no seu canto, ou melhor, cada um deve se preocupar somente com aquilo que lhe diz respeito.

11. Casa de ferreiro, espeto de pau

Enquanto esse ditado é utilizado quando uma pessoa quer dizer que alguém possui um talento que não usa em seu benefício próprio.

12. Mente vazia, oficina do diabo

Já essa expressão significa que pessoas que estão sem fazer nada, sem atividades por um longo período podem começar a pensar coisas ruins, ou negativas.

13. O que os olhos não veem, o coração não sente

Enquanto esse ditado popular quer dizer que se você não estiver vendo, ou estiver visto algo ou alguém, de uma forma o seu coração não irá sentir. Ou seja, suas emoções não serão tão fortes.

14. Papagaio que acompanha joão-de-barro vira ajudante de pedreiro

E essa expressão já quer dizer que se você andar com uma pessoa, as ações dela pode no final acabar te influenciando, seja de forma positiva ou negativa.

15. De médico e louco todo mundo tem um pouco

Enquanto essa, mesmo você achando que ela se relaciona de fato com o médico na verdade não quer realmente significar isso. Na verdade essa expressão quer dizer que todo mundo tem um lado mais sensato e também um lado mais impulsivo.

16. A César o que é de César

Basicamente, essa frase também é de origem bíblica e também uma das mais antigas da lista. Ela significa que quando algo pertence a alguém, não devemos desejar.

17. Cavalo dado não se olha os dentes

Essa expressão é para aqueles que ganham presente, e ainda acham que tem o direito de reclamar do mesmo. Ou seja, se você ganhou, você não deve recusar e nem reclamar.

18. Em terra de cego, quem tem um olho é rei

Já esse ditado popular quer enfatizar que em um meio onde todos que se encontram nele, não possuem quase nada, uma pessoa que já tem um pouco a mais se sobressai na frente dos demais.

19. Água mole, pedra dura, tanto bate até que fura

Já esse ditado que é um dos mais famosos do Brasil, quer dizer que é preciso persistência para alcançar suas metas, ou o que você deseja.

20. Casa da mãe Joana

Esse também é um ditados populares mais famosos do Brasil. Esse basicamente, é usado pela sua mãe, quando você bagunça a casa, que ela acabou de limpar. Portanto, no fundo ela grita “calmamente”, “Por acaso você está achando que aqui é a casa da mãe Joana, garoto?”. No caso essa expressão é usada para se referir a um lugar onde as pessoas têm liberdade para entrar e fazer o que quiserem.

21. Devagar se vai longe

Enquanto essa expressão quer dizer que se uma pessoa tiver mais calma e paciência ela conseguirá alcançar os seus objetivos na hora certa.

22. Diga com quem anda que lhe direi quem és

Esse ditado popular,também é bastante usado. Porém, nem todos concordam. Portanto, esse ditado quer dizer que você será influenciado pelas pessoas que convive e anda diariamente. Ou seja, o seu caráter pode ser definido de acordo com o caráter de seus amigos, por exemplo.

23. Esmola demais até santo desconfia

Enquanto esse ditado, é mais usado quando as pessoas estão desconfiando de certas atitudes do outro ao seu lado. Basicamente, eles querem dizer que quando a pessoa está boazinha de mais significa então que ela está querendo algo mais.

24. Há males que vêm para o bem

Já essa frase é usada naqueles dias ruins, que acabou de acontecer algo que você não queria que acontecesse. E no fim você pensa “isso aconteceu porque algo de melhor está por vir”. Ou seja, um acontecimento aparentemente ruim pode representar algo bom no futuro.

25. Filho de peixe, peixinho é

Essa expressão, basicamente significa que um filho puxou ao pai, por exemplo. Ou que os filhos possuem atitudes semelhantes com a do pai.

26. Ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão

Esse é um dos ditados populares, em que preguiçosos e pessoas malandras gostam de pronunciar. Ou seja, ele significa que caso você cometa uma infração contra alguém que já fez o mesmo, está perdoado.

27. O seguro morreu de velho

Enquanto essa expressão quer dizer que as pessoas que prezam pela segurança morrem de velhice, não por algum acidente.

28. Cada panela tem sua tampa

Esse é um dos ditados populares, mais conhecidos. Basicamente, é uma expressão para quem acredita em alma gêmea, ou seja, uma pessoa diz isso quando afirma ter encontrado uma outra pessoa que a completa.

29. Não grite a sua felicidade, pois a inveja tem sono leve

Basicamente, esse ditado quer dizer que existe sim “olho gordo”. Portanto, é melhor você guardar um pouco suas conquistas, caso não queira que os outros sintam inveja.

30. Deus ajuda quem cedo madruga

Enquanto essa expressão, basicamente significa que Deus vai ajudar quem der duro, quem acorda cedo para trabalhar. Ou até mesmo, quem não tem preguiça de acordar cedo para ir atrás de suas conquistas.

31. Onde há fumaça há fogo

Essa expressão, é uma forma de demonstrar uma certa desconfiança de algo ou alguém.

32. Cão que ladra não morde

Enquanto essa expressão representa aquelas pessoas que sempre falam, ameaçam que vão fazer algo. Mas quando chega na hora H, ele não faz nada, não cumpre como havia dito.

33. Pimenta nos olhos dos outros é refresco

Sabe aquela pessoa, que sempre te aconselha de uma forma, que no final das contas pode te prejudicar, pode ser por maldade ou não. Porém, é usada para pessoas que não medem os conselhos antes de dar, não se importando se será bom ou ruim.

34. Quem canta seus males espanta

Esse também é um dos ditados populares mais antigos e citados pelo Brasil. Basicamente, ele significa que uma pessoa que canta, ou até mesmo, fala algo positivo e bom, te a capacidade de afastar os medos e a negatividade.

35. Uma andorinha sozinha não faz verão

Enquanto essa expressão ela já diz que é importante se manter um grupo, é importante você dividir suas responsabilidades, pois a união pode sim fazer a força.

36. A corda sempre arrebenta do lado mais fraco

Basicamente, ela funciona como uma metáfora. Pois, seu significado quer dizer, que quase sempre os mais pobres e de classe mais baixa sempre serão mais prejudicados que os demais.

37. Águas passadas não movem moinho

Já essa expressão, é quase parecida com a “Quem vive de passado é museu”. Ou seja, as duas afirmam que o passado deve ser deixado para trás, sem chances de ser mudado. Além de que você também deve colher e aproveitar o seu presente e o seu futuro.

38. Amigos, amigos, negócios à parte

Basicamente, essa é usada para aquele amigo folgado, que só porque vocês dois são amigos, ele pode sempre beber, comer e viver as suas custas, por exemplo. Portanto, esse ditado é mais uma forma de dizer que não se deve confundir amizade com folga.

39. Mais vale um pássaro na mão do que dois voando

Basicamente, significa que vale mais ter algo menos valioso nas suas mãos, do que ter algo valioso demais, porém que é extremante difícil de ser obtido.

40. Não deixe para amanhã aquilo que você pode fazer hoje

Enquanto nesse ditado popular, é usado para falar para as pessoas não deixarem atividades para o outro dia, se elas podem fazer hoje. Até porque, quanto mais você procrastina mais suas atividades aumentam.

41. Não ponha a carroça na frente dos bois

Esse ditado também é um dos ditados populares mais usados no Brasil. Portanto, ele quer dizer para você deixar as coisas ocorrerem com mais naturalidade, sem interferi-las. Pois tudo pode dar errado, caso você entre no lugar antes da hora, por exemplo.

42. Nem tudo que reluz é ouro

Ou seja, as aparências podem enganar também. Basicamente, é recomendado conhecer melhor uma pessoa para saber mesmo qual é o seu verdadeiro caráter.

43. Quem não é visto, não é lembrado

Enquanto, essa é usada para meio que “jogar na cara” das pessoas que se ausentam muito na vida de outras pessoas. Ou seja, as pessoas que se isolam muito, podem acabar sendo esquecidas ou substituídas por outras que aparecem mais.

44. Quem não tem cão caça com gato

Basicamente, significa que deve se improvisar, caso não tenha aquele objeto específico para executar aquela ação.

45. Roupa suja se lava em casa

Ou seja, se você está grilada com sua esposa ou o seu marido. Deixem para discutir a relação em casa, pois isso se torna chato, se discutido na frente de outras pessoas. Até porque, ninguém merece sair para divertir e ficar aquele ‘climão’ entre o casal de amigos do lado.

46. Saco vazio não para em pé

Basicamente, quer dizer “come, pra conseguir sobreviver”. Porém, não quer dizer que você deve comer aceleradamente e sem dó. É importante você comer para recarregar sua “bateria”.

E aí o que achou dos ditados populares? Conhecia todos?

Agora que já está com o seu leque renovado de ditados populares, caso não queira falar algo na “lata” assim para a pessoa, pode usar alguns dos exemplos citados de ditados populares. Até porque, bem provavelmente a pessoa irá entender sua indireta ou sua direta mesmo.

Fonte: Segredos do mundo

 

Postado na categoria: Brasil - Palavras chave: , , ,

Leia também:

Baleia jubarte surpreende remadoras em praia no Rio de Janeiro; veja vídeo
Baleia jubarte surpreende remadoras em praia no Rio de Janeiro; veja vídeo

Remadoras registraram imagens do salto do animal em uma praia da Barra da Tijuca, enquanto praticavam esporte

June 18, 2019, 4:31 pm
Treta no mundo dos famosos: saiba quem não fala mais com quem e os motivos
Treta no mundo dos famosos: saiba quem não fala mais com quem e os motivos

O mundo dos famosos está em perigo! E o carnaval foi o estopim (ou a pá de cal) para que algumas amizades do pop se desfizessem de vez. O mais...

March 18, 2019, 6:00 pm
O vídeo clip mais odiado do momento
O vídeo clip mais odiado do momento

Caetano Veloso e Daniela Mercury lançam novo clipe, "Proibido o Carnaval". No vídeo, os dois artistas fazem referência à polêmica levantada pela ministra Damaras Alves, que disse que "menino usa...

February 10, 2019, 12:08 pm
Para a sociedade, homosexuais só são bons em salões de beleza
Para a sociedade, homosexuais só são bons em salões de beleza

Jean Wyllys, o primeiro deputado parlamentar assumidamente `gay` no Brasil, falou hoje, no auditório da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), sobre o seu percurso numa sociedade homofóbica,...

February 27, 2019, 11:59 am
Atriz nega affair com Neymar pai e diz que quis tirar a própria vida
Atriz nega affair com Neymar pai e diz que quis tirar a própria vida

A atriz Franciely Freduzeski fez um post no Instagram para negar que é affair do pai de Neymar. A artista falou ainda sobre seu quadro depressivo e que está “buscando...

April 25, 2019, 7:33 am
Ouviram Bebianno dizer que Bolsonaro sabia de tudo
Ouviram Bebianno dizer que Bolsonaro sabia de tudo

Segundo o Advogado Adriano Argolo em seu Twitter e suas fontes do planalto, a discussão entre Bolsonaro e Bebianno foi tão ríspida, tão forte, que vários assessores ouviram Bebianno dizer...

February 16, 2019, 11:58 am